A igreja católica, em Conceição de Ibitipoca, sempre teve influência no cotidiano dos moradores do vilarejo. Mesmo com o passar dos anos, pessoas chegando, pessoas saindo, os eventos organizados e incentivados por ela continuam exercendo valor fundamental nas relações comunitárias do local. Comparecer a essas comemorações ainda representa, para algumas famílias, uma das principais formas de lazer e sociabilidade, principalmente, para os idosos. Contrastando com outros eventos locais, que tem o objetivo de atrair o turismo, as festas religiosas, os costumes, as tradições, o encontro de pessoas do lugar (que muitas vezes, se veem apenas nessas ocasiões), são importantes para a formação e fortalecimento das identidades coletivas e da legitimação local.

Em 8 de dezembro, é comemorado em Conceição de Ibitipoca, o dia da padroeira e aniversário da Paróquia, que completou 445 anos. Para celebrar a data, a AMAI (Associação de Moradores e Amigos de Ibitipoca), com apoio do deputado Antônio Jorge, realizou três dias de festa. A celebração é uma das mais aguardadas pelas pessoas do lugar e do entorno, levando ao público programação religiosa e cultural: missa solene, procissão, encontro de cavaleiros, leilão, shows com bandas sertanejas e DJ. Um dos pontos altos foi a presença do grupo de violeiros, da cidade de Bom Jardim de Minas, que levou ao palco clássicos da música caipira e regional.

Neste ano, em agradecimento a Nossa Senhora Imaculada Conceição e em homenagem aos 450 anos da Igreja da Matriz, será comemorado o Jubileu, que marca os dois séculos e meios de existência da Paróquia em Conceição de Ibitipoca. A AMAI, com apoio da comunidade, pretende contribuir para que a Festa da Padroeira seja comemorada ano a ano de forma grandiosa e bem especial.

Por: Josi Nominatto

Share This